Notícias
Mulheres empreendedoras, Sonhar é Preciso…Connect to Sucess 2017
- 12 de Dezembro, 2016
- Publicado por: Dulce Mourato
- Categoria: QUICK VIEWS – NOTÍCIAS
por Dulce Mourato
Cerimónia de Entrega de Diplomas do Programa Connect to Sucess 2017
Vamos dar a conhecer uma história especial de empreendedorismo, da qual também faço parte, mas cuja personagem principal é Patrícia Borges, engenheira de formação e proprietária do Gabinete de Formação, Explicações e Consultoria – Learn2Fly, sediada em Telheiras, Lisboa, desde Novembro de 2015.
O Gabinete Learn2Fly foi um dos projectos empreendedores, vencedor do Programa Connect to Sucess 2017. Estamos a falar de um programa desenvolvido pela embaixada dos Estados Unidos, que visa fortalecer a Economia Portuguesa no feminino, lançado por Kim Sherrie Sawyer, embaixatriz e responsável pela sua divulgação em Portugal. Esta iniciativa tem ainda o alto patrocínio de Robert Sherman, embaixador dos Estados Unidos e a intervenção direta de Vasco Rato, presidente da Fundação Luso-americana Para O Desenvolvimento (FLAD). A cerimónia de atribuição dos diplomas decorreu na residência oficial do embaixador , em Lisboa e permitiu dar a conhecer as vencedoras do programa, assim como os seus projectos empreendedores e efectuar a apresentação das empresas mentoras, que as vão apoiar no decorrer do ano de 2017.
O objectivo do Connect to Sucess 2017 é apoiar empresas detidas por mulheres portuguesas, que podem candidatar-se a um processo de auto-certificação, após a elaboração de um projecto de consultoria, em marcha a partir de Janeiro de 2017 e a decorrer por um período de um ano. Este processo de aprendizagem e desenvolvimento dos valores intrínsecos do negócio, será acompanhado pela intervenção de mentores de grandes empresas portuguesas e multinacionais, que apoiarão as vencedoras deste programa, mês a mês, veiculando os seus valores empresariais e interagindo entre si, de modo a fortalecer, num primeiro momento, a estratégia de cada negócio, o seu potencial crescimento e, acima de tudo, promovendo o seu sucesso.
Quais os marcos fundamentais da sua vida, que a tornaram, a pessoa que é hoje?
Bem, isso é difícil responder, mas simplificando a resposta, penso que é, e só pode ser um somatório de várias experiências pessoais e profissionais…sair dos Açores para o Alentejo e tirar o curso de Engenharia Biofísica na Universidade de Évora, depois de terminar o curso e estágio, mudar-me para Lisboa, meses depois, mudar-me para Granada, Espanha. Onde vivi e trabalhei, e foi uma experiência profissional e pessoal com grande peso na minha vida. Novo regresso a Lisboa, novas experiências profissionais muito enriquecedoras, e de seguida, regresso à vida académica, desta vez na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde conclui o mestrado em Sistemas de Informação Geográfica-Tecnologias e Aplicações, um grande upgrade e actualização de conhecimentos, muito necessários para o actual mercado de trabalho.
Em seguida seguiu-se uma experiência num projecto de investigação, e nessa altura, há 5 anos atrás, comecei a sonhar ter o meu próprio negócio, mas sem condições para o fazer, comecei a participar em concursos de empreendedorismo, Acredita Portugal (participação em 3 edições), nunca vencedora, mas cheguei sempre até às etapas finais, também participei no concurso Ideias Caixa -Algarve (onde participei com uma amiga), vencemos o 3º prémio. Nessa altura comecei a enveredar pela área da formação profissional, onde comecei a perceber que era algo que me completava, e permitia transmitir e pôr em prática as minhas anteriores experiências profissionais e académicas, e assim surgiu a ideia de criar o meu próprio gabinete de formação, explicações e consultoria, o Gabinete Learn2Fly.
Todos estes marcos importantes na minha vida são a tradução de uma necessidade de aprender mais e melhorar como pessoa e profissional, e claro, sempre pronta para arregaçar as mangas, trabalhar e lutar pelos meus sonhos e viver a minha lenda pessoal.
Valores profissionais que dá mais valor?
Acima de tudo a lealdade, cumplicidade para fazer mais e melhor, ambição saudável de crescer e aprender todos os dias, resistência e resiliência, optimismo, harmonia e partilha profissional.
Como nasceu o gabinete Learn2Fly?
Como já referi numa resposta anterior, foi mesmo a grande vontade de ter um negócio próprio e após descobrir que era muito feliz a dar formação, pensei que era a altura de parar de sonhar, e passar à realidade, e uma vez que já tinha vários projectos empreendedores na gaveta, este, seria agora criado, para nem entrar na gaveta (risos). E claro, uma grande dose de loucura, contra tudo e contra todos, mas não tenho dúvidas, que foi uma das decisões mais difíceis que tomei da minha vida.
Porquê o nome Learn2Fly?
Bom, este nome foi o mais fácil de decidir neste processo empreendedor…consumidora assídua da musica dos Pink Floyd, sempre gostei muito de uma em particular, Learn to Fly e respectivo vídeo clip. E também após uma leitura compulsiva do livro Fernão Capelo Gaivota de Richard Bach, há muitos anos atrás, só podia sair este nome, que descreve bem o que eu acho que deve ser uma vida bem vivida, aprender para voar, e partilhar conhecimento com outras pessoas, também é uma forma de apreender todos os dias.
Qual a essência do projecto empreendedor Learn2Fly?
Acima de tudo é um projecto de transmitir conhecimento de uma forma flexível e de acordo com as necessidades das pessoas, por isso temos a modalidade de explicações, apoio a trabalhos académicos, cursos e consultoria. Também o facto de abrangermos um público-alvo que vai desde os estudantes do ensino secundário, superior, empresários e todas as pessoas que precisem da nossa ajuda a nível académico, profissional ou simplesmente que queiram se actualizar nesta nova era das tecnologias. Um exemplo disso é que temos clientes seniores que já terminaram a sua vida profissional, e que agora têm mais tempo para novas aprendizagens na área das novas tecnologias.
Depois, o facto a equipa Learn2Fly, ter como máxima, a proximidade e amizade com os clientes, faz com que o trabalho seja feito num ambiente muito harmonioso e bem-disposto, onde todos nos divertimos e aprendemos, uns com os outros. O gabinete Learn2Fly é um espaço muito acolhedor, onde muitas vezes os clientes nos dizem que parece, que estão numa sala de casa e não numa sala de aula.
Por outro lado, tentamos imprimir todo o rigor nas diferentes modalidades, e estamos sempre a monitorizar a satisfação do cliente, para que esta seja total. E neste momento, orgulha-mo-nos das boas classificações que os nossos clientes nos têm dado nos inquéritos de satisfação.
E por fim, termos uma grande variedade de áreas de formação e consultoria, que vai desde as tecnologias, às línguas.
O que espera que aconteça, após ter sido uma das vencedoras do Programa Connect to Sucess 2017 para mulheres empreendedoras?
Acima de tudo, estar com os pés bem assentes na terra, e com a noção que tenho um ano de muito trabalho pela frente, pois ter sido escolhida por uma empresa multinacional para ajudar a melhorar e fazer crescer o meu projecto empreendedor Learn2Fly, é uma grande responsabilidade. Por isso, espero vir aprender a ser melhor empreendedora e que o projecto cresça de forma sustentável. E ter este apoio, vai ser um marco muito importante e espero que uma viragem para o sucesso neste mercado que é muito competitivo e que exige um trabalho de excelência.
Já teve outros apoios para o seu projecto empreendedor?
Sim, há um ano atrás, porque não tinha condições financeiras para iniciar o meu projecto empreendedor, resolvi pedir ajuda à Associação Nacional de Direito ao Crédito, e após a elaboração de um plano de negócios com a Dra. Vera Mota, técnica desta associação a quem, muito tenho a agradecer, por ter acreditado em mim desde o primeiro contacto. E juntas conseguimos a aprovação de um micro-crédito para ter as condições mínimas para abrir o espaço aqui em Telheiras.
O que aprendeu ao longo deste ano na pele de mulher empreendedora?
Tem sido um grande turbilhão de sentimentos, por um lado muita felicidade por estar a realizar um sonho. Por outro, os sonhos dão muito trabalho, e também algum sofrimento.
Manter o gabinete aberto neste primeiro ano, em que as condições financeiras e conhecimento do mercado eram escassas, ouvir muitos “nãos”, estar sem ordenado e muitas dificuldades para fazer face às despesas, foi e tem sido muito difícil. Por outro lado, tornou-me uma pessoa mais resistente e resiliente. Mas todas as provações e privações que tenho passado, também me tem obrigado a ver a vida com outros olhos, e a ter um autocontrolo e paciência, que tenho a certeza, se fosse, há uns anos atrás, não aguentaria esta pressão de ser uma empreendedora de primeira viagem. Felizmente, algumas pessoas acreditaram e confiaram em mim, e ajudaram-me nos momentos mais complicados. E para essas pessoas, a minha gratidão será eterna.
Para terminar, acho que continuo a aprender, que se não tentarmos fazer alguma coisa, nunca vamos saber se conseguimos, mesmo que para isso seja preciso correr riscos, e sofrer as consequências das nossas escolhas.